Cuidados com móveis de madeira aumentam sua durabilidade

A madeira nunca sai de moda e sempre traz elegância, sofisticação e durabilidade aos ambientes, combinando com os demais elementos da decoração. Embora seja um material resistente, a madeira precisa de cuidados para resistir ao tempo e manter sua durabilidade e beleza. Além disso, é importante escolher as espécies de acordo com sua função e o ambiente onde ficarão.

Sol, vento e chuva comprometem a madeira, podendo danificá-la, alterando sua cor e estrutura. O ato de molhar e secar também pode danificar as fibras e criar frestas para proliferação de mofos e fungos, diminuindo o tempo de vida do objeto. Por isso, mais uma vez vale destacar a importância de escolher a espécie de acordo com o uso, evitando que estrague rapidamente.

Imagine peças que precisem sustentar itens pesados, como decks, cristaleiras e escadas! Nestes casos, a madeira precisa ser resistente; já a  usada em objetos decorativos pode ser mais leve.

Manter a peça de madeira onde haja circulação de ar quando a área estiver úmida, evitar o contato com a água e proteger as faces expostas aos agentes que danificam, com tintas, vernizes ou outros produtos de cobertura, são as dicas dos especialistas no assunto para conservar a qualidade da madeira.

Usar impermeabilizantes, imunizantes e produtos contra mofos, bolores e cupins também é indicado, mas sempre observando o tipo de madeira que se tem em casa. Para manter a durabilidade da peça, usar óleos de peroba e de linhaça para hidratar o material. Mas não pode, depois, usar produtos de limpeza que removam esses óleos.

E não esqueça: para retirar o pó de móveis de madeira e de MDF uma flanela seca é suficiente. Tomando esses cuidados, os objetos terão mais durabilidade e manterão a aparência de novo por muito mais tempo.

Leave a Comment