A organização de uma cozinha planejada

 

Os apartamentos hoje em dia estão ficando com metragens cada vez menores, por isso mais do que nunca é fundamental  otimizar os espaços com uma marcenaria planejada. Na cozinha, esse planejamento é essencial, porque esse é um cômodo que vem sofrendo com a perda de espaço há tempos.

Para ter uma cozinha organizada, prática, útil e que comporte todos os itens que temos que guardar e ainda ter um ambiente agradável para aqueles que recebemos em nossa casa, elaboramos aqui algumas dicas com o auxílio de nossa parceira em design de interiores Bia Sartori, da Virtual 4 Arquitetura e Design Corporativo:

Gavetas – o ideal é ter de quatro a cinco gavetas menores e mais rasas para itens de uso diário. Na primeira, devemos guardar garfos, facas e colheres. A segunda pode conter talheres de servir, facas de corte e colheres de pau, entre outros utensílios. Para a terceira, uma boa opção é guardar papel alumínio, papel filme, papel toalha, etc. A quarta gaveta pode ser usada para panos de prato e guardanapos. Para gavetas mais fundas, maiores e com grande profundidade, ter duas delas perto do fogão é uma ótima opção para guardar panelas e potes plásticos.

Bancadas – na área molhada da bancada, devemos ter um espaço de no mínimo 60 cm para manter máquina de lavar embutida, além de escorredor, lixeira, etc. Na área seca, onde fica o fogão, deve-se ter 30 cm nas laterais para o armazenamento de temperos e utensílios para a hora de cozinhar.Os demais eletrodomésticos, como liquidificador, torradeira e cafeteira, devem ficar em uma bancada de apoio para facilitar o acesso e o uso diário, por isso é importante prever tomadas suficientes nesse espaço.

Armários – os armários e gaveteiros para toalhas, talheres e louça usada no dia a dia devem ficar próximos à bancada de refeições rápidas com no mínimo 45 cm de profundidade.

Em relação aos materiais utilizados na marcenaria, o MDF laminado em tons de madeira e as fórmicas coloridas estão em alta, assim como o branco que é sempre um clássico. O cinza também é uma tendência!

 

Leave a Comment