Home office: espaço planejado para quem trabalha em casa

Trabalhar em casa deixou de ser apenas uma opção e passou a ser uma necessidade para muitos profissionais. Em momentos de crise econômica, manter a estrutura de um escritório, às vezes, torna o negócio inviável devido aos custos de aluguel, condomínio, contas de luz, telefone e internet, além de funcionários e a manutenção em geral. Assim, os home offices surgem cada vez mais como uma tendência nesse jeito moderno de trabalhar, em que a conectividade mantém as pessoas ligadas ao mundo de qualquer lugar e a qualquer hora.

A jornalista Ilone Vilas Boas, que trabalha com Assessoria de Imprensa, fez a opção por home office desde que abriu sua empresa há 11 anos. Dessa forma, conseguiu manter-se atuante em paralelo ao acompanhamento das filhas pequenas. Com as filhas já crescidas, pensou em buscar uma sala comercial, mas foi orientada por um consultor empresarial a continuar com o escritório em casa e garantir sua rentabilidade, não criando despesas desnecessárias em época de incertezas.

A jornalista, no entanto, queria que o espaço tivesse um ar de empresa, que fosse diferente do restante da casa, um local, inclusive, onde pudesse receber clientes para pequenas reuniões. Foi aí que conheceu o trabalho da Virtual4 – Arquitetura e Design Corporativo, formado pelas experientes  arquitetas Bárbara Di Monaco, Eliane Rabello e Monica Conte e pela designer de interiores Bia Sartori.

Uma semana após a primeira reunião de briefing, o projeto estava pronto! “Elas vieram à minha casa para conhecer e fotografar o espaço, saber sobre minhas necessidades para o escritório, e rapidamente já me chamaram para a reunião de apresentação do projeto”, conta. Alguns pequenos ajustes foram observados e, dias depois, o projeto já estava na marcenaria.

A marcenaria foi outro detalhe importante nessa história. Indicada pela Virtual4 por ser uma indústria de móveis planejados bem estruturada para atender o segmento corporativo, a Carvalho Ambientes Planejados surpreendeu a cliente pela qualidade e a beleza do mobiliário, além da agilidade no atendimento. Em duas semanas já estava com todos os móveis prontos para serem instalados.

Mesmo não sendo o foco receber os clientes, o espaço ficou com cara de escritório e não apenas uma parte da casa. Tem uma área para o cafezinho, um sofá onde pode acomodar visitas e clientes em reuniões e três estações de trabalho, para ela e suas assistentes. “O ambiente ficou do jeito que ela pediu, e funciona perfeitamente como uma empresa instalada em qualquer prédio de escritórios”, explicam as arquitetas da Virtual4.

 

Leave a Comment